A partir da década de 1920, a corrida pelo desenvolvimento fez com que São Paulo virasse as costas para seus rios. O progresso reivindicava os leitos para asfaltar avenidas, as várzeas para levantar prédios e as águas para gerar energia elétrica, impulsionando a expansão industrial e demográfica da região e fundando as bases do urbanismo distópico que caracteriza a metrópole até hoje.
A Hidrelétrica Henry Borden de Cubatão -inaugurada em 1926- constitui um marco fundamental deste círculo vicioso. Para girar suas turbinas, Asa White Billings idealizou o Projeto da Serra do Mar, acarretando a retificação dos rios Tietê e Pinheiros, a inversão do curso deste último e a construção de barragens. Em função da excessiva poluição das águas que abastecem o sistema, a usina que já teve a maior capacidade energética da América Latina hoje opera com apenas 25% de seu potencial.
Em 1927 o escritor Rudyard Kipling visitou a hidrelétrica durante
a viagem que inspirou o livro
“Brazilian Sketches”. Descreveu seu assombro no capítulo “The Father of Lightnings”, de onde provêm as frases desta publicação.
Este fotolivro foi produzido coletivamente em Santos entre 5 e 8 de outubro de 2017, durante
a segunda edição do Valongo - Festival Internacional da Imagem.
Conceito e coordenação: Walter Costa, Ivan Padovani
Artistas participantes: Alexandre França, Bruna Berthond, Heloisa Lodder, Marina Ejima, Paulo Ochandio, Raphaela Boghi, Weslei Barba e Yuri Veroneze
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Beginning in the 1920’s, São Paulo race towards development made the city turn its back on its rivers.
The progress claimed their beds, lowlands and waters in order to build avenues, erect buildings and produce electricity, driving forward the industrial and demographic expansion of the region and establishing the foundations of the dystopian urbanism which still defines the metropolis today.
The Henry Borden hydroelectric plant of Cubatão -inaugurated in 1926- is a milestone in this vicious circle. In order to spin its turbines, Asa White Billings conceived
the “Projeto da Serra do Mar”, implementing the rectification
of Tietê and Pinheiros rivers,
the reversal of the latter and the construction of dams. Due to excessive pollution of the waters that supply the system, the plant which once held the Latin-american installed power record is now working at 25% of its capacity.
In 1927 Rudyard Kipling visited
the plant during the voyage that inspired Brazilian Sketches. He described his astonishment in the chapter The Father of Lightings, which was the source of the phrases used in this book.
This photobook was collectively developed in Santos from October 5th to 8th 2017, during the second edition of Valongo - International Image Festival.
Concept and coordination: Walter Costa, Ivan Padovani
Participating artists: Alexandre França, Bruna Berthond, Heloisa Lodder, Marina Ejima, Paulo Ochandio, Raphaela Boghi, Weslei Barba e Yuri Veroneze