Na série Módulos, Ivan Padovani dá continuidade às lógicas adotadas em sua produção mais recente, na qual propõe uma espécie de arqueologia da cidade. As obras Inscrições, Alinhamento, TRAUMA e Extremos reforçam a estreita relação entre a fotografia e a escultura, assim como seu interesse em tratar questões ligadas ao contexto urbano a partir de um olhar científico.
A partir da apropriação de materiais de descarte com pouco valor simbólico, o artista promove uma série de articulações utilizando os mesmos elementos com a intenção de reconstituir possíveis artefatos históricos.
Se por um lado as imagens sugerem um passado remoto, por outro nota-se também a citação de uma certa ordem construtiva, apontando para duas temporalidades distintas, e desta forma oferecendo uma sobrevida a estes objetos.
Tais contraposições são reforçadas com o jogo de tensão e equilíbrio entre os elementos de madeira que são estruturados com precisão e rigor, em oposição à uma materialidade bruta, marcada pela ação do tempo e do homem.
As fotografias são produzidas em fundo branco e iluminação suave, apresentando o assunto de maneira objetiva e descritiva. Esta neutralidade é quebrada de forma sutil por conta de uma tomada de ponto de vista inferior que confere um caráter arquitetônico e monumental à construção.
Por fim, tais ambivalências abrem o trabalho para às subjetividades do público, que passa a assumir uma atitude criativa diante das fotografias, reconhecendo nelas imagens que lembram desde animais até monumentos megalíticos.
Módulo, 2017 - fotografia digital, 16 partes de 40 x 40 cm cada